Nossa História

Colégio Franciscano Santa Maria dos Anjos

A Casa da Criança (primeira nomenclatura da entidade) foi um sonho acalentado há muito tempo por um filho de Portugal, Pe. Zacarias Tavares.

 

Após a sua morte, a obra sofreu modificações em seu Estatuto com a chegada das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus para darem continuidade à obra.

 

As primeiras que aqui chegaram foram Irmã Maria Dolores, Ir. Maria Jerônima, Ir. Maria Rosália e Ir. Maria Gertrudes.

         

A criação do Jardim da Infância em 1967 e a solidariedade das pessoas ajudaram nas despesas das Irmãs.

 

Em 1968 foram criados o Clube das mães, o Ambulatório médico odontológico, o Curso de Enfermagem e foi reaberto o Curso Primário.

 

Em 1969 foi criado o curso para gestantes e em 1970 o Curso de Admissão e, em seguida, os Cursos de Madureza de 1º e 2º graus e o Pré-Vestibular voltados para os adultos.

 

Em 12 de fevereiro de 1973, Irmã Jerônima, com a colaboração de Irmã Betânia, fundou o Ginásio e Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora de Fátima, com uma matrícula de 508 alunos no 1º e 2º graus e uma Turma de pré – vestibular.

     

Como diretora, Ir. Betânia, numa visita a Itália, mais propriamente a Porciúncula, local dedicado a Santa Maria dos Anjos, tem o desejo em seu coração de trocar o nome da escola para Escola Santa Maria dos Anjos. Ao primeiro de fevereiro de 1994 surge então a nova nomenclatura a Escola, tornando-se agora uma entidade privada.

 

No fim do ano de 2003, Ir. Mônica Maria assume a gestão do colégio e altera o nome da entidade para Colégio Franciscano Santa Maria dos Anjos – Casa da Criança.

 

Com a transferência da Ir. Mônica é nomeada a Ir. Aparecida Ferreira para a direção e com a transferência da mesma chega então a Ir. Maria Lúcia.

 

Hoje esta Casa Educacional é gerida pelo Sr. Prof. Luiz Júnior e na vice – direção a Ir. Anita.